sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Mulher pra presidente!

Política também É coisa de Mulher! E por que não?


Historicamente, no entanto, a maioria das mulheres sempre viveu dissociada das relações políticas. Talvez porque essas relações, antes de serem políticas, são de poder. E o poder, por sua vez, sempre esteve concentrado na mão dos homens. Há pouquíssimo tempo atrás, sequer tínhamos direito a voto. Este ano, completamos 78 anos do voto feminino, para se ter uma idéia.

Independente das minhas convicções políticas e ideológicas, acredito que essas eleições presidenciais marcarão a história, pois temos um forte protagonismo feminino, assim como mais de uma candidata mulher.

Chego a arriscar que começaremos uma nova era nas relações de gênero. Não sei se é pela minha “influência feminista”, mas eu sinto como se pudéssemos provar que somos plenamente capazes de exercer quaisquer cargos da vida pública, inclusive conduzir um país!

Obviamente, não é só para presidente que as mulheres estão na disputa, mas também para deputadas
(estaduais e federais), senadoras e até governadoras.

Infelizmente nem todas essas mulheres estão na disputa movidas pelo ímpeto de fazerem história. Muitas vezes, elas estão a serviço de ideais conservadores e desprovidos de qualquer conotação progressista. Particularmente isso me deixa triste, pois realmente acredito que nós, mulheres, podemos alavancar uma grande mudança social positiva. O que me conforta, porém, é que mesmo sabendo de tudo isso, sinto-me realizada apenas por saber que Mulheres, como eu, como você, estão pleiteando funções públicas importantes. E isso, por si só, já provoca uma mudança de paradigmas nas relações sociais de poder.

As mulheres estão fazendo história na política! Isso já é fato!
 
Postado por Rosinere Marques

Nenhum comentário: